domingo, 26 de fevereiro de 2017

HISTÓRIA - Origem Tupperware

Earl Tupper




A História da Tupperware começa nos anos 40, quando o engenheiro químico e inventor Earl Tupper decidiu usar polímeros caros em substituição aos plásticos baratos. Seu objetivo era criar uma nova maneira de armazenar alimentos, aumentando sua durabilidade sem alterar suas qualidades nutricionais, buscando uma maneira prática ao encontrar um plástico que fosse leve, flexível, inquebrável e que fosse proveitoso para o uso na cozinha.




Sua primeira criação foi uma tigela com tampa maleável, que possibilitava a retirada de ar. Estava criando o primeiro produto Tupperware, qual foi batizado de Tigela Maravilhosa. Desde então, a Tupperware imprimiu um inovador padrão de qualidade e de atendimento ao consumidor, sem competição à sua altura.

Em 1946, o americano Earl Tupper lançava no mercado sua linha de utensílios plásticos que traziam o diferencial de um sistema de fechamento selante, ideal para proteger os alimentos do ambiente frio dos refrigeradores.

No início os produtos eram vendidos em lojas, mas observou-se que as pessoas não usufruíam de todos os benefícios que eles ofereciam. Alguém precisava falar pelo produto, contar sobre suas vantagens e de como tirar o melhor proveito deles.

O produto precisava ser demonstrado! Diante dessa necessidade, nos anos 50, surge o conceito de demonstração. A vice-presidente da Tupperware, Brownie Wise, percebeu o grande potencial do método de vendas da “Demonstração Domiciliar”. Esta se tornaria a chave do sucesso Tupperware: numa reunião com familiares e vizinhos, a demonstradora mostra a durabilidade e a versatilidade dos produtos nos quais ela realmente confia.

A belíssima Brownie Wise descobriu o produto em Detroit ainda no final dos anos 40 e começou a vender as novas e revolucionárias tigelas inquebráveis. Ela as vendia em festas com grande sucesso e facilidade. Foi quem recomendou pessoalmente ao Sr. Earl Tupper que somente vendesse seus produtos em festas e diretamente nas casas dos clientes, porque tanto as vendedoras como as compradoras sairiam beneficiadas com a demonstração de cada produto. Ele concordou e fez dessa revendedora de muito sucesso a vice-presidente da Tupperware em 1951.

Olha só que ideia revolucionária e extraordinária a dessa mulher. Ela simplesmente não permitiu que as vendas do produto ficassem restritas as ações da Empresa. Foi, então, que começaram as tão famosas reuniões da Tupperware.

De acordo com a história, tal ideia ajudou a provocar uma revolução cultural no pós-segunda guerra mundial na América. Pela primeira vez as donas de casa, economicamente invisíveis, tiveram oportunidade de fazer carreira.


Brownie Wise primeira demonstradora
O sistema de vendas diretas comprova-se, até nos dias de hoje, meio século depois, como um eficiente meio para se encontrar e atender aos consumidores. Na Europa e na África do Sul, 35 milhões de convidadas por ano aceitam o convite para demonstração Tupperware. Vendidos em mais de 100 países, os produtos Tupperware são demonstrados, em média, para 97 milhões de convidadas.

Brownie Wise em reunião de demonstração
Mas, foi nos anos 60 que se deu o início do sucesso da Tupperware na Europa, com a primeira demonstração na Inglaterra. A marca passou a ser vendida em 15 países europeus e no continente africano. Sete  fábricas Tupperware iniciaram suas operações na Europa e na África do Sul. Como sempre, em contato com o consumidor e conhecendo bem cada mercado, a Tupperware desenvolve seus produtos com grande cuidado na forma, nos materiais e na cor, de modo a atender a cada necessidade. Essa política mantém a Tupperware numa posição de vanguarda.

Nos anos 70, a Tupperware acompanhou a mudança no estilo de vida da mulher, que passou a desenvolver uma carreira fora do lar. A Tupperware encoraja, por meio de seus programas de treinamento, incentivos financeiros e bônus, suas vendedoras ao sucesso.

Nos anos 80 e 90, a Tupperware lança conceitos saudáveis de produção. Os produtos Tupperware são fabricados sem prejudicar o meio ambiente. A companhia recicla todo o material que sobra. Compromete-se com o conceito de conservação: ajudando donas de casa a adquirir ou desenvolver hábitos de bom armazenamento e a não desperdiçar alimentos.

Hoje, a Tupperware, mundialmente conhecida como sinônimo de qualidade, atua em diversos países ao redor do mundo. Encontra-se no Brasil desde 1976 e seu parque industrial está localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Fábrica Tupperware no Rio de Janeiro
Possuindo uma área construída de 46.500m², a fábrica da Tupperware conta com modernas máquinas injetoras e outros equipamentos, quais garantem a qualidade e a confiabilidade em nossos produtos.

Nossas demonstradoras estão em todo o país, levando praticidade e beleza através de nossos produtos a diversos lares.

Embora vivamos numa era de supérfluos e descartáveis, os designers da Tupperware trabalham duro para manter o nível dos produtos. Eles se comprometem com a estética, a funcionalidade, e são fiéis à qualidade e durabilidade originais criadas por Earl Tupper.

Os produtos da Tupperware são criados para acompanhar nosso estilo de vida. Partindo dessa premissa, a Tupperware planeja continuar a crescer e a surpreender os consumidores com produtos inovadores, novos conceitos e novas linhas de produtos. Em todo o mundo, nossa gente tem energia e comprometimento com a Companhia, e isso reafirma a liderança da Tupperware para os próximos e vindouros anos.
Sede Tupperware - Orlando, Flórida, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário