Earl Tupper |
A História da Tupperware começa nos anos 40, quando o
engenheiro químico e inventor Earl Tupper decidiu usar polímeros caros
em substituição aos plásticos baratos. Seu objetivo era criar uma nova maneira
de armazenar alimentos, aumentando sua durabilidade sem alterar suas qualidades
nutricionais, buscando uma maneira prática ao encontrar um plástico que fosse
leve, flexível, inquebrável e que fosse proveitoso para o uso na cozinha.
Sua primeira criação foi uma tigela com tampa maleável, que possibilitava a retirada de ar. Estava criando o primeiro produto Tupperware, qual foi batizado de Tigela Maravilhosa. Desde então, a Tupperware
imprimiu um inovador padrão de qualidade e de atendimento ao consumidor, sem
competição à sua altura.
Em 1946, o americano Earl Tupper lançava no mercado sua
linha de utensílios plásticos que traziam o diferencial de um sistema de
fechamento selante, ideal para proteger os alimentos do ambiente frio dos
refrigeradores.
No início os produtos eram vendidos em
lojas, mas observou-se que as pessoas não usufruíam de todos os benefícios que
eles ofereciam. Alguém precisava falar pelo produto, contar sobre suas
vantagens e de como tirar o melhor proveito deles.
O produto precisava ser demonstrado! Diante dessa necessidade, nos anos 50, surge o conceito de demonstração. A vice-presidente da Tupperware, Brownie Wise, percebeu o grande potencial do método de vendas da “Demonstração Domiciliar”. Esta se tornaria a chave do sucesso Tupperware: numa reunião com familiares e vizinhos, a demonstradora mostra a durabilidade e a versatilidade dos produtos nos quais ela realmente confia.
A belíssima Brownie Wise descobriu o produto em Detroit ainda no final dos anos 40 e começou a vender as novas e revolucionárias tigelas inquebráveis. Ela as vendia em festas com grande sucesso e facilidade. Foi quem recomendou pessoalmente ao Sr. Earl Tupper que somente vendesse seus produtos em festas e diretamente nas casas dos clientes, porque tanto as vendedoras como as compradoras sairiam beneficiadas com a demonstração de cada produto. Ele concordou e fez dessa revendedora de muito sucesso a vice-presidente da Tupperware em 1951.
Olha só que ideia revolucionária e extraordinária a dessa mulher. Ela simplesmente não permitiu que as vendas do produto ficassem restritas as ações da Empresa. Foi, então, que começaram as tão famosas reuniões da Tupperware.
De acordo com a história, tal ideia ajudou a provocar uma revolução cultural no pós-segunda guerra mundial na América. Pela primeira vez as donas de casa, economicamente invisíveis, tiveram oportunidade de fazer carreira.
O sistema de vendas diretas comprova-se, até nos dias de hoje, meio século depois, como um eficiente meio para se encontrar e atender aos consumidores. Na Europa e na África do Sul, 35 milhões de convidadas por ano aceitam o convite para demonstração Tupperware. Vendidos em mais de 100 países, os produtos Tupperware são demonstrados, em média, para 97 milhões de convidadas.
Brownie Wise primeira demonstradora |
Brownie Wise em reunião de demonstração |
Mas, foi nos anos 60 que se
deu o início do sucesso da Tupperware
na Europa, com a primeira demonstração na Inglaterra. A marca passou a ser
vendida em 15 países europeus e no continente africano. Sete fábricas Tupperware iniciaram suas operações na
Europa e na África do Sul. Como sempre, em contato com o consumidor e
conhecendo bem cada mercado, a Tupperware
desenvolve seus produtos com grande cuidado na forma, nos materiais e na
cor, de modo a atender a cada necessidade. Essa política mantém a Tupperware numa posição de vanguarda.
Nos anos 70, a Tupperware acompanhou a mudança no
estilo de vida da mulher, que passou a desenvolver uma carreira fora do lar. A Tupperware encoraja, por meio de seus
programas de treinamento, incentivos financeiros e bônus, suas vendedoras ao
sucesso.
Nos anos 80 e 90, a Tupperware lança conceitos saudáveis de
produção. Os produtos Tupperware são
fabricados sem prejudicar o meio ambiente. A companhia recicla todo o material
que sobra. Compromete-se com o conceito de conservação: ajudando donas de casa
a adquirir ou desenvolver hábitos de bom armazenamento e a não desperdiçar
alimentos.
Hoje, a Tupperware, mundialmente conhecida como sinônimo de qualidade, atua em diversos países ao redor do mundo. Encontra-se no Brasil desde 1976 e seu parque industrial está localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Possuindo uma área construída de 46.500m², a fábrica da Tupperware conta com modernas máquinas injetoras e outros equipamentos, quais garantem a qualidade e a confiabilidade em nossos produtos.
Hoje, a Tupperware, mundialmente conhecida como sinônimo de qualidade, atua em diversos países ao redor do mundo. Encontra-se no Brasil desde 1976 e seu parque industrial está localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Fábrica Tupperware no Rio de Janeiro |
Nossas demonstradoras estão em todo o
país, levando praticidade e beleza através de nossos produtos a diversos lares.
Embora vivamos numa era de
supérfluos e descartáveis, os designers da Tupperware
trabalham duro para manter o nível dos produtos. Eles se comprometem com a
estética, a funcionalidade, e são fiéis à qualidade e durabilidade originais
criadas por Earl Tupper.
Os produtos da Tupperware são criados para acompanhar
nosso estilo de vida. Partindo dessa premissa, a Tupperware planeja continuar a crescer e a surpreender os
consumidores com produtos inovadores, novos conceitos e novas linhas de
produtos. Em todo o mundo, nossa gente tem energia e comprometimento com a
Companhia, e isso reafirma a liderança da Tupperware
para os próximos e vindouros anos.
Sede Tupperware - Orlando, Flórida, EUA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário